segunda-feira, 2 de abril de 2018

A camisola

Ontem, Domingo de Páscoa, ofereci uma camisola do Sporting ao meu sobrinho, que tem seis anos. Vestiu-a de imediato e foi jogar à bola. Mal fez dois remates, disse-me logo: “Tio, com esta camisola jogo muito melhor!” De facto, com aquela camisola joga-se melhor. Os melhores de Portugal jogaram com ela.

É na camisola, naquilo que representa como passado coletivo e símbolo de milhões de portugueses, que está o segredo para se ser melhor. Não há nenhum treinador que se possa substituir a ela. Sem ela, todos são muito pequenos, mais pequenos do que os pequenos que a vestem porque querem ser tão grandes como os maiores.


(Não tenho razões para duvidar do compromisso dos jogadores para com a camisola que vestem. Se assim não fosse, não teriam obtido vitórias épicas quando as táticas tinham ido para o galheiro e só esse compromisso os podia ainda fazer acreditar. Temos um treinador que se acha maior do que a camisola. É tão, mas tão pequeno que nem chega a perceber o pequeno que é quando olha para a camisola que os seus jogadores vestem)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu caro,

      Não, infelizmente não era. Se fosse, o feitiço pegava-se e o meu sobrinho ainda acabava a marcar golos só com um simples tropeçar na bola. Assim vai ter mesmo de chutar com a força toda.

      SL

      Eliminar
  2. Louvo a sua coragem de transmitir a sua veia leonina, ao pequeno leão.
    Eu estou cansado, frustrado, desiludido.
    O que estou eu a sentir não quero que a minha razão de ser, tenha de sentir.
    Por isso, lhe digo amigo Rui, tenho duvidas, muitas duvidas.

    Bem sei, que isto não é para ser levado tão a sério, mas a nós não escolhemos, apenas sentimos.

    Um abraço amigo de um adepto triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O futebol se tem uma utilidade é a de nos descomplicar a vida. Primeiro, porque é o assunto mais sério de todos os assuntos não sérios. Depois, porque para a próxima há sempre mais e, assim, nunca nada é definitivo.

      Aliás, o meu sobrinho ficou radiante com a camisola. É-lhe um pouco indiferente se ganhamos ou não. O que importa é o tio e a camisola.

      Um abraço

      Eliminar